segunda-feira, 1 de julho de 2013

Corrida das Fogueiras de Peniche, a repetir!



Finalmente, foi desta que tive a oportunidade de participar na Corrida das Fogueiras em Peniche e mesmo levando expectativas elevadas, fiquei rendido, porque esta é sem dúvida uma das mais impressionantes corridas do nosso país.

Ruas cheias e muita agitação num sábado à tarde e, apesar da maior parte dos participantes serem amadores, a cidade parecia estar a receber um campeonato da Europa ou coisa do género.
Esplanadas e ruas cheias de corredores, famílias de corredores, grupos de amigos e claro, muitas pessoas da terra que preparavam todos os detalhes para que tudo estivesse a postos na hora da partida.

Sigo para a zona da muralha, tudo preparado para 15 kms de emoção, uma temperatura e uma brisa a roçar o perfeito, tiro de partida e siga... a corrida começou, a agitação normal dos primeiros metros e tudo corre como de costume, nada de muito diferente ou entusiasmante até aqui.

Foram precisos 8 km para que pudéssemos sentir a alma da Corrida das Fogueiras, 4 kms percorridos pela marginal, sinalizados pelos enormes fogueirões que os escuteiros iam alimentando e dominando, 4 kms em que muitas vezes corremos atrás de sombras que seguem à nossa frente, alimentadas pelo barulho das passadas de centenas de corredores, avistadas pelas silhuetas dos rochedos junto ao mar, que nos iam espreitando com ar de espanto.

Novamente na cidade e já com menos de 3 kms para chegar à meta, espera-nos uma multidão, que incentiva, que ri, que chama e que carrega mais um pouco as baterias dos que já vêm esgotados, uma multidão que faz sentir qualquer corredor amador, como eu, como se fosse um corredor de elite…

Não tive oportunidade de continuar na festa e chegar às sardinhas que nos esperavam e que, com toda a certeza, a julgar pelo entusiasmo e fama desta terra de pescadores, devem ter estado excelentes.

Vou então agarrar na desculpa de não ter provado as sardinhas, para ter que voltar no próximo ano!

8 comentários:

  1. Também fiz este ano a minha estreia nas Fogueiras. E também superou as minhas melhores expectativas. O percurso é bom e variado e o apoio do público é 6 estrelas. :)
    Conto não falhar no próximo ano.
    Abraço e boas corridas.

    ResponderEliminar
  2. Então já sou a terceira por aqui a ter feito a estreia este ano na Corrida das Fogueiras. É realmente uma prova que excede qualquer outra em termos de apoio por parte do público. Dá-nos uma motivação extra acima da média! Conto repetir a experiência no próximo ano! Boas corridas!

    ResponderEliminar
  3. O melhor é para o ano combinarmos a sardinhada em conjunto :)

    ResponderEliminar
  4. Organiza-se uma excursão de bloggers corredores :)

    ResponderEliminar
  5. Também fui uma caloira em Peniche! E o que se pode dizer? Nada... Aquilo é SUPER!
    Para repetir!

    ResponderEliminar
  6. É mesmo, mas acredito que existem outras pérolas destas espalhadas pelo país.

    ResponderEliminar
  7. Temos de descobrir essas pérolas escondidas porque provas assim valem muito a pena. Boas corridas!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...