terça-feira, 23 de julho de 2013

Consegues identificar a gravidade da tua lesão muscular?


Diria eu, que praticamente todos nós já passámos pelo menos por uma pequena lesão. Para além da dor e do desconforto, uma lesão obriga-nos muitas vezes a uma pausa nas nossas corridas, o que naturalmente nunca é recebido com agrado.

Quando nos lesionamos é muito importante conseguirmos identificar o nível de gravidade da lesão, saber parar e procurar a opinião de um especialista para conseguirmos voltar o mais rapidamente possível e com a lesão totalmente tratada.

A boa notícia é que muitas vezes é possível prevenir essas lesões com poucos minutos de alongamento e fortalecimento de maneira a diminuir a probabilidade de ocorrência dessas mesmas lesões, ficam portanto algumas dicas para que possas identificar e prevenir as lesões musculares.

Primeiro grau
É o estiramento de uma pequena quantidade de fibras musculares. Causa dor quando a contração do músculo é solicitada especialmente contra a resistência. A dor localiza-se num ponto específico, mas manobras extremas da articulação também podem causar desconforto. É frequente acontecer quando usas altas cargas durante o treino. Em certos casos, a recuperação pode demorar apenas uma semana.

Segundo grau
Os sintomas são similares aos da lesão de primeiro grau, mas a intensidade é maior. Dor e hemorragia – manchas roxas na região da lesão – são frequentes. A recuperação é mais lenta e pode afastar-te da prática desportiva por um período de duas a três semanas.

Terceiro grau
Geralmente, ocorre pelo desencadeamento de uma ruptura completa do músculo ou de grande parte dele. Aqui, o edema e a hemorragia são consideravelmente maiores. O tratamento é feito com aplicações de gelo, uso de antiinflamatórios e repouso nos primeiros dias. É necessário que se inicie o tratamento com fisioterapia, que terá a função de reduzir a dor, controlar a inflamação, acelerar a cicatrização e, posteriormente, promover o alongamento e a força muscular para que não ocorram novas lesões quando o regressares à atividade.

Prevenção


Antes de começar a atividade física desportiva, alonga os gastrocnémios (gémeos), puxando a ponta dos pés e mantendo os joelhos estendidos.

Alonga também o quadricípite dobrando a perna e encostando o pé ao glúteo (nádega).

Os adutores também devem ser alongados com a maior abertura de pernas possível.

Exercícios de fortalecimento, como leg press, cadeira extensora, flexora, adutora e abdutora também são importantes.

Todos os exercícios devem ser mantidos por 30 segundos.

Conta sempre com a presença de um profissional de educação física ou de um fisioterapeuta na instrução e na monitorização dos exercícios, para que a prática do movimento seja realizada de forma correta.

Não te esqueças que a massagem é um complemento importantíssimo na prevenção das lesões e na melhoria do teu rendimento!

Este artigo foi escrito com a colaboração dos profissionais da:
Mass Body - Massagem desportiva, relaxamento e terapêutica >>

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...