quarta-feira, 17 de julho de 2013

Lesões musculares


Das lesões mais frequentes no desporto, as musculares são certamente as mais comuns. Tanto os praticantes de atividades de impacto quanto os que optam por exercícios de menor trauma para o corpo podem estar sujeitos a este tipo de lesão.

Muitas vezes ignorada pelos atletas, pode, inclusive, causar longos afastamentos da atividade desportiva e exigir tratamento de fisioterapia por semanas ou mesmo meses.

As lesões causadas por trauma direto, conhecidas como contusões musculares, são mais comuns em desportos de impacto. As lesões indiretas são conhecidas como estiramentos ou distensões musculares, e acontecem com maior frequência em práticas com maior exigência da potência muscular, como a corrida.

As distensões musculares ocorrem quando o músculo trabalha além da sua capacidade, como, por exemplo, quando um atleta faz um sprint em alta velocidade. É comum que, após alguns segundos, sinta uma dor intensa, por exemplo, na região posterior da coxa. Isso acontece porque a contração da musculatura foi forçada além da capacidade das suas fibras musculares.

Além do impacto, a lesão também pode decorrer de fadigas musculares causadas pelo treino intenso, pelo excesso de competições ou até mesmo por um agravamento de pequenas contusões anteriores que não foram tratadas devidamente.

Outra situação que pode levar ao estiramento muscular é o alongamento realizado com exagero, exigindo uma capacidade além da que o músculo é capaz de suportar. Normalmente, este procedimento acontece de maneira involuntária e pode ocorrer com qualquer pessoa quando realiza movimentos comuns, como baixar-se e levantar-se, sem que o corpo esteja aquecido e alongado o suficiente para produzir uma ação corporal de maior amplitude.



Prevenção


Antes de começar a atividade física desportiva, alongue os gastrocnémios (gémeos), puxando a ponta dos pés e mantendo os joelhos estendidos.

Alongue também o quadricípite dobrando a perna e encostando o pé ao glúteo (nádega).

Os adutores também devem ser alongados com a maior abertura de pernas possível.

Exercícios de fortalecimento, como leg press, cadeira extensora, flexora, adutora e abdutora também são importantes.

Este artigo foi escrito com a colaboração dos profissionais da:
Mass Body - Massagem desportiva, relaxamento e terapêutica >>

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...