quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Dicas simples para um repouso adequado!


Se ontem fizeste uma prova ou um treino puxado e te sentes "estafado", é porque o teu corpo te está a dar sinais para repousares.

Seguem três dicas, tendo em conta três tipos de corrida, para que possas descansar adequadamente sem perderes o ritmo para o teu próximo desafio:

Se estiveste a dar o teu máximo numa corrida de 10 ou 15km e conseguiste bater o teu recorde pessoal, deves começar o dia seguinte com uma corrida relativamente leve, para que possas libertar os músculos e o ácido láctico retido. Agora sim, dois dias depois da prova é que deves tirar um dia de descanso, ou seja, seguindo a sequência de prova, treino suave, descanso, de maneira a maximizares a recuperação e o dia de descanso.

Se as séries ou as rampas com intensidade têm sido a tua luta, é provável que o teu corpo mereça algum descanso, principalmente porque poderás estar a começar a inflamar os músculos e tendões, devido ao esforço elevado. Neste caso podes então fazer dois ou três dias de treinos fáceis, começando no primeiro dia com cerca de 10% da distância que fazes semanalmente e cerca de 20% para o segundo ou mesmo para o terceiro dia, até te sentires menos cansado.

Se por outro lado, as longas distâncias é que te estão a “deitar a baixo”, treina dois dias com a quilometragem equivalente a cerca de 10% ou 15% do teu total semanal habitual. Podes também treinar algumas passadas leves e técnicas para aliviares os músculos e voltares a ficar fresco.

Em todos os casos, tenta correr em superfícies macias e evita terrenos desnivelados e com obstáculos e se for possível, aproveita uma boa massagem desportiva e de recuperação.

Agora descansa para poderes voltar com toda a força. Boas corridas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...