segunda-feira, 24 de junho de 2013

Cuidado com o calor!



Com a chegada do verão, do calor e das férias,  o número de atividades ao ar livre aumenta, mas para quem quer manter a sua corrida mesmo durante os dias tórridos de verão é importante ter alguns cuidados.

Coloca roupas leves e frescas, calça uns bons ténis e vamos começar. Deves, naturalmente, começar pela hidratação, aumentando a quantidade de líquidos que ingeres habitualmente, tanto durante a corrida como nas horas anteriores. Uma das melhores coisas que podes fazer é precisamente aproveitar os hábitos de verão, ou seja, refrescar-te numa piscina ou mesmo no mar antes ou depois da corrida.

Se possível, corre ao início ou ao fim do dia, de maneira a poderes aproveitar as horas mais frescas. Deverás também evitar correr grandes distâncias, aliás, deverás mesmo encurtar as tuas corridas habituais, caso tenhas apenas oportunidade de as fazeres numa hora de calor intenso e, se estavas a planear uma estreia numa meia-maratona ou mesmo numa maratona, poderás deixar essa experiência para outra época do ano, com a certeza de que será menos penoso para o teu organismo.

Se as corridas fazem parte do teu plano de férias, pensa em zonas mais montanhosas, densas em vegetação e menos quentes, em Portugal, o Gerês é uma boa opção. Já em cidade, aproveita as sombras dos parques e planeia o percurso de maneira a teres zonas onde te possas refrescar, como fontes e bebedouros.

Para além de tudo isto, como noutras situações, deves perceber os sinais do teu corpo e se sentires enjoo, náuseas, dores de cabeça ou se o teu corpo deixar de transpirar, deves parar logo que possível e procurar  sombra e uma bebida refrescante.

Boas corridas!

2 comentários:

  1. Agora que vou começar a correr, estes são excelentes conselhos para uma principiante como eu! Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Vânia, bem vinda ao clube :)
    Boa corridas!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...