sexta-feira, 21 de junho de 2013

Corrida versus música?


A música faz parte da corrida de muitos corredores, muitos de vocês quando preparam o equipamento para o dia seguinte, dão tanta importância aos ténis como à música, provavelmente até mais, porque muito poucos manterão os seus ténis imaculados, mas em contrapartida preparam a playlist tendo em conta a corrida que vão fazer, deixam o leitor de música ou o telemóvel a carregar… certo?

Há duas questões em que costumo pensar relativamente a este assunto, uma é apenas curiosidade, que é a de saber o que ouvem as pessoas com quem me cruzo, será que estão a ouvir o mesmo estilo de música que eu, ou por outro lado encontram estímulos em estilos de música completamente diferentes? A outra questão é perceber se correr com música é benéfico e motivador, ou se por outro lado pode ser negativo para a audição, ao mesmo tempo que pode originar distrações perigosas?

Alguns estudos demonstram que a música aumenta a concentração, reduz a perceção de esforço, fornece estímulo contínuo e geralmente deixa uma sensação positiva. Parece-me verdade e lógico, mas também é verdade que a perceção do que nos envolve é muito menor, que não ouvimos a nossa respiração nem o bater da nossa passada.

No meu caso, a questão de ouvir ou não ouvir música depende do local onde estou a correr e se estou ou não acompanhado, apesar de assistir muitas vezes a pequenos grupos em que cada um vai com os seus auscultadores e a corrida em grupo serve apenas para marcar um ritmo que provavelmente sozinhos não o teriam. Ouço música quando corro em locais planos e próprios ou quando corro em ambiente urbano, mas não consigo correr com música quando faço investidas em trail, ninguém me tira o “silêncio” dos montes, dos pássaros ou dos galhos a partirem à minha passagem e também porque em trilhos muito densos e fechados, faz-me confusão não perceber a minha envolvente, confesso.

Alguns puristas da corrida, se é que isso existe, defendem que quem corre com música é quem não gosta e não aprecia a sua corrida, encontrando na música um escape e uma forma de conseguir realizar algum exercício “disfarçando” o esforço através da música.

Seja qual for a razão, concordemos ou não, se a música faz as pessoas correrem, então é muito bem vinda!  

2 comentários:

  1. Para os puristas da corrida: eu gosto de correr e gosto de música. Posso aliar as duas coisas? Posso. Então, excelente!

    ResponderEliminar
  2. Pode e deve :) Boas corridas e boa música!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...