terça-feira, 27 de agosto de 2013

Desmistificar o “drop”!

Muito se fala atualmente no drop que cada modelo de ténis de corrida tem, é aliás, uma das características mais identificativas da categoria em que determinado modelo se insere. Mas afinal o que é o drop e qual a sua influência?

drop é a diferença de altura entre o calcanhar e o antepé, criada normalmente por compostos de borracha na entressola. Essa diferença em milímetros, influência o nível de amortecimento e a sensibilidade que se tem no ataque ao solo, bem como a ação das articulações e músculos. Normalmente, essas medidas variam entre 0 e 12mm, sendo que um drop de 0mm é atribuido aos modelos minimalistas e um drop de 12mm aos modelos de elevado amortecimento.

Posto isto, qual será o drop ideal? Depende. Depende da tua estrutura, do teu peso, do número de quilómetros que habitualmente fazes, depende até da sensação que pretendes ter e com a qual te sentes bem quando corres, se a de sentir o que pisas em cada passada ou a sensação de estar a correr num tapete almofadado.

Drop 0-4mm
Os modelos que apresentam um drop até 2mm, são os modelos considerados minimalistas ou de passada natural, pois, devido à pouca diferença existente entre o calcanhar e o antepé e à pouca espessura da entressola, proporcionam o nível de passada mais idêntica à de correr descalço, uma maior sensibilidade ao solo. Para a utilização deste tipo de ténis, aconselha-se uma fase de transição, mesmo para corredores mais experientes, pois o aumento de esforço dos tendões e dos gémeos pode provocar lesões. Alguns modelos com 3 ou 4mm de drop, podem ajudar nesta fase de transição.

Skechers Go Bionic - 0mm

Drop 4-8mm
Para quem gosta de sentir algum amortecimento, mas pretende alguma agilidade e maior velocidade na sua corrida, comparativamente aos modelos de 12mm, mas que não quer, ou não pode abdicar de algum conforto e amortecimento, os modelos que apresentam um drop entre 4 e 8mm são o melhor compromisso.

Under Armour Charge RC II - 6mm

Drop 8-12mm
Se o que te preocupa é sentir um enorme amortecimento, seja pela necessidade de evitares lesões, de fazeres corridas muito longas, ou porque simplesmente gostas da sensação de elevado conforto no calcanhar, mesmo que isso torne a tua passada menos natural e menos ágil, os modelos que têm um drop com cerca de 12mm são os mais adequados.

Adidas Energy Boost - 10,5mm

Agora só tens que escolher o que é melhor para ti, se procurar um modelo de transição para chegares aos minimalistas, ou se procurar aquele amortecimento perfeito que te faz correr nas “nuvens”, o que é importante é que saias para correr!

5 comentários:

  1. Alguém sabe informar drop do Nwe Balance mt790?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. bom dia, o drop ideal também dependerá da pisada (calcanhar ou meio pé), certo? Sou corredor iniciante e pesado (100kg e 1,75m), o melhor seria um tênis com drop médio e pisada de meio pé ou drop alto com passada de calcanhar? meus joelhos já sofreram com dores...

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...