quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Os teus ténis ainda estão bons?

Com toda a certeza, já muitos de vocês se questionaram se os ténis com que correm ainda estão em condições. Quando é que deves trocar de ténis? É importante ter mais do que um par? São algumas das perguntas habituais.

Se não falhas um dia de corrida é importante teres mais do que um par disponível, por vários motivos, porque deves deixá-los secar totalmente entre cada utilização, evitando o aparecimento de pé de atleta ou outras lesões nos pés, porque deves dar tempo à recuperação total das capacidades de amortecimento dos ténis para evitares lesões, e porque a utilização intensa do mesmo par pode provocar lesões em localizações especificas nos teus pés, ou seja, determinado ponto do teu pé pode estar permanentemente sob pressão no modelo que utilizas.

Agora que já tens dois pares, como é que os deves utilizar?
Utiliza o modelo mais antigo para as corridas mais curtas e os mais novos nas corridas mais longas. Desta forma, consegues absorver toda a capacidade técnica dos ténis novos em longas distâncias e intercalas com o modelo mais antigo nas distâncias mais curtas, porque mesmo que os ténis mais antigos já não estejam com a sua total capacidade, terão menos impacto físico numa corrida com menos quilómetros. 

Será que os ténis que usas ainda estão em condições?
Existem algumas formas simples de perceber se deves ou não “encostar” os teus ténis:

Se os conseguires dobrar totalmente, ou seja, se encostares facilmente a frente ao calcanhar e se o modelo que usas não é um modelo minimalista, então está na hora de tirares uma fotografia para mais tarde recordar, pois a entressola, essencial ao amortecimento, perdeu as suas propriedades e está danificada.

Outro sinal, pode ser também o de começares a sentir em demasia o trabalhar dos teus músculos ou um maior cansaço no final dos treinos que fazes regularmente e que pode ser provocado pelo desgaste dos teu ténis.

Para teres mesmo a certeza de que precisas de ir ao mealheiro lá de casa para comprar uns ténis novos, faz um pequeno trajeto com uns sapatos que não sejam de corrida e depois faz o mesmo com os teus ténis. Se não sentires grande diferença é porque já não estão a cumprir a sua missão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...