quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Dicas "anti-frio"



Sendo a corrida um desporto de resistência que produz efeitos corporais opostos aos provocados pelo frio, permite-nos tolerar melhor as baixas temperaturas. Com o frio que estamos a atravessar e o calor que nunca mais chega, é muito importante não perdermos o ritmo, mas é mais importante ainda conseguirmos correr no frio de forma confortável, pelo que podes seguir algumas destas dicas para manteres a satisfação de correr durante este inverno.

1. Pratica exercícios de aquecimento num local interior
Estes exercícios permitem que aumentes progressivamente a temperatura do corpo e o calor muscular. Asseguram-te uma melhor flexibilidade das articulações e facilitam a coordenação dos movimentos. Logo nas primeiras passadas, os músculos dos membros inferiores trabalharão de forma mais harmoniosa e com maior facilidade.

2. Protege-te com vestuário em multicamadas
Esquece o vestuário espesso e pesado! Adota o sistema das três camadas para um verdadeiro isolamento do frio. Existem atualmente tecidos técnicos e térmicos para uma boa gestão do calor.

Camada 1 = Respirabilidade
Camada 2 = Isolamento
Camada 3 = Proteção

3. Opta por vestuário escuro
As cores escuras absorvem os raios solares que estão sempre presentes apesar das nuvens e do frio ambiente. Durante os teus treinos, usa um equipamento de corrida escuro, sempre com bandas refletoras (corta-vento, colete sem mangas...).

4. Cobrir as extremidades do corpo
Os pontos frios a proteger prioritariamente são a cabeça, o pescoço, as mãos e os pés. Efetivamente, quando está frio, a perda térmica pode elevar-se a 70% através destes "pontos frios". Escolhe luvas, meias, um gorro ou faixa para o pescoço em função das suas qualidades isolantes.

5. Usa calçado de corrida adaptado às condições meteorológicas e aos diferentes pisos
Durante a corrida, é importante manter os pés secos, impedir a penetração da chuva e da neve no calçado e ter estabilidade em pisos escorregadios. O calçado de corrida trail, natureza ou estrada, com sola com entalhes e que dispõe de uma membrana interior impermeável é ideal para correres confortavelmente, em total segurança sem arrefecer.

6. Hidrata-te corretamente
A respiração de ar frio acelera a desidratação. Leva água contigo e bebe pequenas quantidades durante e após a corrida. Em sessões de corrida mais prolongadas, leva um abastecimento com alimentos sólidos, sob a forma de gel, glucose ou frutos secos. Deves ingerir pequenas quantidades, uma vez que a digestão é mais difícil durante a corrida.

7. Produzir calor comendo!
Frutos secos, barras de cereais ou geles energéticos são alimentos a levar numa sessão de corrida. Os açúcares serão rapidamente assimilados pelas células musculares e cerebrais para combater o frio e dar-te energia.

8. Faz estiramentos no final da corrida
Abranda o ritmo de arrefecimento fazendo estiramentos e movimentos de reforço muscular no final da corrida. Estes exercícios favorecerão o equilíbrio térmico após o esforço e evitarão a hipotermia que pode rapidamente ocorrer em caso de frio intenso.

Fonte: Kalenji Running



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...