quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Como escolher uns ténis para longas distâncias?




Sendo a corrida um desporto simples e acessível a praticamente  todas as pessoas, devido aos poucos materiais e logística necessários, não deixa de ter as suas exigências.

Naturalmente que se a tua ideia for apenas a de dar uma voltinha ao bairro, a preocupação na aquisição dos ténis não será muita, mas se tens como objetivo realizar uma meia-maratona ou mesmo uma maratona, então é melhor teres algum cuidado com o calçado que escolhes.

Existem algumas características que deverás ter sempre em conta, para além da tua experiência, fisionomia e objetivos, que são as especificações dos ténis na hora de comprá-los na loja:

Amortecimento
Para longas distâncias é importante que o modelo escolhido tenha algum amortecimento, por isso deves ter em atenção a dimensão e qualidade da borracha ou espuma da entressola, de maneira a protegeres os teus músculos e tendões do desgaste provocado por uma corrida de longa distância.

Apoio
É natural que ao longo da corrida vás acentuando a rotação do teu pé, seja ela um movimento de pronação ou supinação. Outro movimento que costuma acontecer conforme o número de quilómetros vai aumentando, é o de carregar mais no calcanhar no ataque ao solo. Deves por isso escolher um modelo adaptado à tua passada.

Conforto
Esta é a palavra de ordem, deves escolher um número que te dê alguma folga, porque os pés tendem a inchar na zona dos tornozelos e na zona superior e se os ténis estiverem mesmo à conta, irás sentir algum aperto e desconforto durante a prova.

Resumindo, esquece a moda, as tendências e as tecnologias e foca-te na simplicidade e conforto, com o apoio dado ao teu pé, com os materiais macios e uma sola também confortável, afinal são eles que vão aguentar o teu corpo ao longo de 21 ou 42 km e de certeza que o modelo mais adequado ao teu amigo ou amiga poderá não ser o mais adequado para ti.

Se possível, procura ajuda especializada e faz o teste à tua passada, por exemplo, na Pro Runner, no El Corte Inglés ou em algumas lojas Sport Zone.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...