quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Cliff English explica a vantagem da massagem desportiva!




Cliff English, é considerado um dos treinadores de triatletas de alto rendimento mais conceituados a nível mundial, tendo treinado e vencido nos últimos 15 anos algumas das maiores competições e títulos mundiais, explica porque a massagem deve ser parte integrante de um plano de treino:

Definitivamente não se pode afirmar que a massagem seja uma forma de recuperação desconhecida da maioria dos triatletas, pois até os mais resistentes são vistos a receber massagem após um evento desportivo.

No entanto, parece que a massagem ainda é vista por muitos como um luxo, tanto que muitos atletas esperam até que cada músculo e tendão esteja tão tenso e contraído como a fibra de carbono das suas bicicletas.
Naturalmente que se esperares até ao limite, apenas irás ter algum alívio, mas pelo contrário, se receberes regularmente massagens de um  terapeuta conhecedor de massagem desportiva, os benefícios reais surgirão rapidamente. Acreditando que levas a sério a tua modalidade e performance, é essencial que integres a massagem desportiva no teu programa de treino.

Para ajudar aqueles que ainda têm dúvidas, Cliff English recorreu à ajuda de Briana Averill, uma terapeuta certificada que trabalha com corredores, ciclistas, triatletas e nadadores que vão desde amadores de fim de semana a medalhados olímpicos.

De acordo com Averill, “A massagem incrementa o fluxo sanguíneo muscular acelerando a recuperação ao eliminar o resultado tóxico dos produtos metabólicos. Adicionalmente, a massagem regular previne a ocorrência de lesões ao melhorar o comportamento fisiológico de áreas que não estão a funcionar em pleno ou a responder de forma eficaz."

A frequência ideal é de duas vezes por semana para um atleta de elite, sendo o mínimo de uma. Para um atleta amador, uma vez por semana será o recomendável, sendo o mínimo aconselhável de uma massagem por mês.

Uma das componentes chave do sucesso das massagens reside no relacionamento entre o atleta e o terapeuta, de forma a que este não só conheça muito bem o seu corpo, mas seja também capaz de trabalhar o tipo e a profundidade de massagem adequada ao ciclo de treino.

Posto isto, sempre que possível, deves agendar a massagem para a semana da competição e imediatamente após esta (altamente recomendado) ou para o dia seguinte. A rápida recuperação permitirá que retornes rapidamente ao teu plano de treino e é uma ótima maneira de manter o teu corpo altamente preparado e com uma excelente performance.

Este artigo foi escrito com a colaboração dos profissionais da:
Mass Body - Massagem desportiva, relaxamento e terapêutica >>

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...