terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Queres melhorar a tua performance e quebrar a rotina?



Para sentires evolução na tua corrida, manteres a rotina de fazeres o mesmo percurso, a mesma distância ou o mesmo desnível diariamente, mesmo com o máximo de empenho, pode não ser suficiente.

Falemos então de um método de treino que te poderá ajudar, o Fartlek. Criado nos anos 30, pelo treinador sueco Gösta Holmér, este tipo de treino é ainda utilizado nos dias de hoje, devido às suas vantagens na prática da corrida. O nome Fartlek deriva de duas palavras suecas, fartlöpning, que significa correr, e lek que significa brincar. Juntar corrida à brincadeira e ainda melhorar a performance, parece apelativo.

E é mesmo, o Fartlek consiste num treino polivalente com velocidades e variações de ritmo em diversos tipos de terreno, que se traduzirão numa melhoria da tua velocidade, condição, força, performance, fortalecimento muscular e capacidade pulmonar, ou seja, em todo o teu desempenho.

A diversidade de exercícios utilizados no Fartlek é imensa, vai desde a variação de terreno, com corridas na areia, terra, relva, a variações de ritmos de corrida juntamente com desníveis (podem ser feitos na passadeira), variações de distâncias e ritmos, junção de saltos e corrida, até à prática em grupo, com variações bruscas e distâncias variadas, definidas pelos vários membros do grupo que está a treinar.

Mesmo parecendo uma “brincadeira”, estes exercícios são muito desgastantes, pelo que deverão ser intervalados com os treinos de corrida "normais" e adequados à condição física de cada pessoa, de maneira a que não te sintas demasiado desgastado nos treinos habituais ou no dia da prova.

Se ainda não experimentaste, procura densidades de treino que se adequém ao teu nível de corrida e verás que os resultados não tardarão a aparecer.

Bons treinos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...