sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Com ou sem música?


A música faz parte da corrida de muitos corredores, muitos de vocês quando preparam o equipamento para o dia seguinte, dão tanta importância aos ténis como à música, provavelmente até mais, porque muito poucos manterão os seus ténis imaculados, mas em contrapartida preparam a playlist tendo em conta a corrida que vão fazer, deixam o leitor de música ou o telemóvel a carregar… certo?

Há duas questões em que costumo pensar relativamente a este assunto, uma é apenas curiosidade, que é a de saber o que ouvem as pessoas com quem me cruzo, será que estão a ouvir o mesmo estilo de música que eu, ou por outro lado encontram estímulos em estilos de música completamente diferentes? A outra questão é perceber se correr com música é benéfico e motivador, ou se por outro lado pode ser negativo para a audição, ao mesmo tempo que pode originar distrações perigosas?

Alguns estudos demonstram que a música aumenta a concentração, reduz a perceção de esforço, fornece estímulo contínuo e geralmente deixa uma sensação positiva. Parece-me verdade e lógico, mas também é verdade que a perceção do que nos envolve é muito menor, que não ouvimos a nossa respiração nem o bater da nossa passada.

No meu caso, a questão de ouvir ou não ouvir música depende do local onde estou a correr e se estou ou não acompanhado, apesar de assistir muitas vezes a pequenos grupos em que cada um vai com os seus auscultadores e a corrida em grupo serve apenas para marcar um ritmo que provavelmente sozinhos não o teriam. Ouço música quando corro em locais planos e próprios ou quando corro em ambiente urbano, mas não consigo correr com música quando faço investidas em trail, ninguém me tira o “silêncio” dos montes, dos pássaros ou dos galhos a partirem à minha passagem e também porque em trilhos muito densos e fechados, faz-me confusão não perceber a minha envolvente, confesso.

Alguns puristas da corrida, se é que isso existe, defendem que quem corre com música é quem não gosta e não aprecia a sua corrida, encontrando na música um escape e uma forma de conseguir realizar algum exercício “disfarçando” o esforço através da música.

Seja qual for a razão, concordemos ou não, se a música faz as pessoas correrem, então é muito bem vinda!  

2 comentários:

  1. gosto mt de musica mas aonde não consigo estar sem musica é numa discoteca, aí sim é indispensável, noutro local ou situação tb posso gostar mas não é fundamental...

    ResponderEliminar
  2. Eu sou das pessoas que correm com música, confesso. Se utilizo isso como uma forma de criar um escape e conseguir correr? Hum... Não creio... Até porque consigo correr sem música se o iPod ficar sem bateria. Não sou extremista, como já vi algumas pessoas fazer, de parar simplesmente de correr porque ficaram sem música. Mas acho que, como em tudo na vida, tudo depende dos gostos. Muitas são as pessoas que têm de estudar em absoluto silêncio, outras precisam de música para o fazer. Diferentes formas de funcionar :)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...